O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
Fontes:
Site http://www.diadoprofessor.com.br/ http://www.unigente.com.br/
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
Assembleia Geral Ordinária do SINTEST
ATENÇÃO!
Comunicamos aos Trabalhadores em Educação que a Assembleia Geral Ordinária do SINTEST prevista para o dia 29/08 foi antecipada para sexta-feira, 26/08/11.
LOCAL: Câmara dos Vereadores
DATA: 26 / 08 / 2011 (sexta-feira)
HORÁRIO: 18h30
PAUTA:
1 – Informes gerais: recursos do FUNDEB, retroativo do aumento de 10%;
2 - Informes referentes aos aposentados: paridade, novo reajuste de salário;
3 – Prestação de contas financeiras;
4 – Outros de interesse da Categoria.
Contamos com a participação de todos!
Todos juntos somos fortes!
Direção do SINTEST
sexta-feira, 5 de agosto de 2011
COMUNICADO AO CONJUNTO DE ASSOCIADOS DO SINTEST
O SINTEST comunica aos seus associados que o pagamento do salário do mês de julho, dos servidores da ativa e dos inativos, será efetuado em 05.08.11 (sexta-feira), de acordo com negociação estabelecida entre este sindicato e o Governo Municipal.
Os servidores inativos que fizeram requerimento da paridade até 30 junho e tiveram confirmado o direito da paridade já receberão com a correção.
Os servidores da ativa receberão com o reajuste de 10%.
Os servidores inativos que fizeram requerimento da paridade até 30 junho e tiveram confirmado o direito da paridade já receberão com a correção.
Os servidores da ativa receberão com o reajuste de 10%.
TODOS JUNTOS SOMOS FORTES
Serra Talhada, 04 de agosto de 2011.
Direção do SINTEST.
terça-feira, 26 de julho de 2011
CONVOCAÇÃO
Comunicado Importante
O Presidente do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Serra Talhada – SINTEST – convoca todos os filiados do SINTEST para participarem da Sessão Plenária da Câmara de Vereadores, que votará em 1ª e 2ª votação, o Projeto de Lei Complementar nº. 021/11, que concede Reajuste Salarial de 10% aos Trabalhadores em Educação.
Data: 01 de Agosto de 2011 (Segunda - Feira)
Horário: às 19h40.
Local: Câmara Municipal dos Vereadores.
Obs.: A convocação é válida para os servidores do turno diurno.
MAIS UMA BATALHA VENCIDA PELA FORÇA DO SINTEST EM DEFESA DOS SEUS SINDICALIZADOS.
SE VOCÊ AINDA NÃO FAZ PARTE DO NOSSO QUADRO DE FILIADOS, FILIE-SE!
Serra Talhada, 26 de Julho de 2011.
Sinézio Rodrigues Alves
Presidente
segunda-feira, 4 de julho de 2011
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
SINTEST - CONVOCA TODAS E TODOS OS FILIADOS PARA ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA, NESTA QUARTA - FEIRA, 06 DE JULHO, ÀS 9H, NA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES.
PAUTA:
► Reajuste salarial dos Trabalhadores em Educação;
► Outros assuntos de interesse da categoria.
OBS: Contaremos com a presença do Excelentíssimo Sr. Prefeito Dr. Carlos Evandro.
SE VOCÊ QUER UM SINDICATO FORTE, PARTICIPE!!!
TODOS JUNTOS SOMOS FORTES!!!
DIREÇÃO DO SINTEST
segunda-feira, 20 de junho de 2011
MOÇÃO DE APLAUSO No. 020/2011
Apresento a Mesa, depois de ouvido o Plenário e cumpridas às formalidades regimentais, que seja consignado na Ata dos trabalhos de hoje uma Moção de Aplauso ao SINTEST, pelo trabalho desenvolvido e pela passagem dos 4 anos de luta.
JUSTIFICATIVA
O Sintest surgiu em 18 de junho de 2007 da necessidade de representação de todos os trabalhadores em Educação de Serra Talhada.
Desde a sua fundação o Sintest trava uma luta importante na defesa dos interesse de os trabalhadores e trabalhadoras em Educação do Município .
Serra Talhada, 17 de junho de 2011.
Plenário Manoel Andrelino Nogueira, 20 de junho de 2011.
José Pereira de Sousa
Blog do Vereador Zé Pereira
SINTEST 4 anos de vitórias
O SINTEST comemora 4 anos de vitórias, parabéns a todos que fazem parte dessa história. O SINTEST surgiu no dia 18 de junho de 2007 da necessidade de representação de todos os trabalhadores em Educação de Serra Talhada. Nós que fazemos o SINTEST somos gratos pela confiança a nós depositada e deixamos claro sempre estaremos juntos para o melhor da classe trabalhadora em educação.
quinta-feira, 7 de abril de 2011
STF: Lei do piso do professor vale para todo o País
O Supremo Tribunal Federal (STF) impôs nesta quarta-feira uma derrota a Estados e municípios ao confirmar a validade de uma lei de 2008 que fixou um piso salarial nacional para os professores da Educação Básica, informa a Agência Estado.
Pela decisão do STF, o piso é o valor mínimo a ser pago à categoria. Além do piso, os professores podem receber acréscimos, o que aumentará as remunerações e, consequentemente, os gastos públicos.O piso atual é de R$ 1.187,97.
No julgamento, os ministros rejeitaram por 8 votos a 1 uma ação na qual a lei era contestada pelos governos dos Estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Ceará. Dentro e fora do plenário, manifestantes comemoraram votos favoráveis ao piso batendo palmas. Os argumentos contrários recebiam vaias. Com isso, o protocolo da Corte foi quebrado várias vezes durante o julgamento.
Ao contrário do que alegavam os governadores, o STF concluiu que a lei está de acordo com a Constituição Federal, que prevê a valorização da profissão. O Supremo rejeitou a alegação de que a União teria invadido competências dos Estados e dos municípios para tratar da remuneração de seus servidores.
Para a maioria dos ministros, a lei regulamentou um artigo da Constituição segundo o qual uma lei federal fixaria o piso salarial nacional para professores. O objetivo seria valorizar os profissionais da educação. "O piso está vinculado à melhoria da qualidade do ensino", afirmou durante o julgamento o ministro Ricardo Lewandowski. "Não há nenhuma inconstitucionalidade no fato de a União ter estabelecido por lei esse piso", disse.
sexta-feira, 25 de março de 2011
Cancelado o desconto dos 10%
Após exaustivas discussões junto ao Município de Serra Talhada, e contando com o bom senso dos secretários Girvan Barros Secretario de Finanças e Israel Silveira Secretario de Educação. Conseguimos mais uma grande vitória para nossa categoria, pois a partir desse próximo pagamento NÃO será mais descontado os 10 % que vinham sendo descontados nos vencimentos dos servidores, bem como os valores já descontados passarão a ser devolvidos a partir do mês de abril de 2011.
É importante frisar que o restante da pauta aprovada na última assembléia está em análise financeira com uma comissão composta por: Conselho do FUNDEB,Conselho Municipal, Secretaria de Educação e SINTEST.
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
SINDICATO DOS PROFESSORES PREPARA ASSEMBLÉIA PARA DISCUTIR PAUTA COM O GOVERNO
O SINTEST, Sindicato dos Professores de Serra Talhada vai realizar a primeira Assembléia de 2011, dia 28 de fevereiro. Em 2010, a categoria teve conquistas como a aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração - PCCR , mas também alega ter perdido algumas conquistas. " 2011 será propício para tentarmos recuperar o que perdemos e avançar nos direitos dos trabalhadores e da qualidade de Ensino do Município", diz Sinésio Rodrigues.
A relação com o Secretário de Educação, Israel Alves, é avaliada como positiva pela categoria. "Ele tem se esforçado para trabalhar em parceria. "Porém temos ainda na administração pessoas que tentam dificultar o nosso trabalho e a boa relação com a gestão municipal", disse.
Uma das reclamações é de que o Instituto de Previdência Própria do Município, dá sinais claros de que não anda bem financeiramente. "Servidores inativos que ganham mais de um salário mínimo e tem direito a reajuste anual pelo índice do governo federal , não tiveram reajuste pelo menos no últimos três anos e os que tem tem direito a paridade de salários com os servidores da ativa, estão tendo prejuízo nos salários porque a Previdência não cumpre a Lei", reclamou. Estão previstos protestos dos aposentados nos próximos dias, após a Assembléia.
Por Nill Júnior em 21-02-2011 as 09:53:38
A relação com o Secretário de Educação, Israel Alves, é avaliada como positiva pela categoria. "Ele tem se esforçado para trabalhar em parceria. "Porém temos ainda na administração pessoas que tentam dificultar o nosso trabalho e a boa relação com a gestão municipal", disse.
Uma das reclamações é de que o Instituto de Previdência Própria do Município, dá sinais claros de que não anda bem financeiramente. "Servidores inativos que ganham mais de um salário mínimo e tem direito a reajuste anual pelo índice do governo federal , não tiveram reajuste pelo menos no últimos três anos e os que tem tem direito a paridade de salários com os servidores da ativa, estão tendo prejuízo nos salários porque a Previdência não cumpre a Lei", reclamou. Estão previstos protestos dos aposentados nos próximos dias, após a Assembléia.
Por Nill Júnior em 21-02-2011 as 09:53:38
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
CONVOCAMOS TODOS OS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO FILIADOS OU NÃO AO SINTEST, PARA ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA, SEGUNDA-FEIRA, 28 DE FEVEREIRO DE 2011, ÀS 08h30, NA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES.
TODOS JUNTOS SOMOS FORTES!
DIREÇÃO DO SINTEST
ESCOLA TERÁ ELEIÇÃO PARA DIRETOR EM IGUARACY- PE
A Comissão Organizadora do processo eleitoral para direção da Escola Municipal Dr. Diomedes em Iguaracy realizou uma reunião no CEMUPI . Na ocasião, foram reunidos alunos, pais e mães para informações sobre a data do processo eletivo. A eleição ocorre no final deste mês. O Prefeito Albérico Rocha, esteve presente e enfatizou a importância da participação democrática da comunidade escolar durante o processo.“Queremos que a comunidade escolar faça sua escolha de maneira democrática e soberana. O governo municipal dará seu apoio, respeitando o trabalho das comissões eleitorais e de cada uma das candidaturas”,destacou.
Por Nill Júnior em 11-02-2011 as 02:24:09
Por Nill Júnior em 11-02-2011 as 02:24:09
Assinar:
Postagens (Atom)