terça-feira, 25 de maio de 2010

PROFESSORES TERÃO EXAME PARA INGRESSAR NA CARREIRA

A prova avaliará os profissionais que tenham concluído ou estejam concluindo cursos de formação inicial para a docência e que desejam ingressar na carreira do magistério.


Portaria publicada nessa segunda-feira (24), no Diário Oficial da União, instituiu o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente. A prova, que será realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), avaliará os profissionais que tenham concluído ou estejam concluindo cursos de formação inicial para a docência e que desejam ingressar na carreira do magistério. A primeira edição, que é anual, será realizada em 2011. A iniciativa será um serviço que o Inpe prestará às redes municipais e estaduais de educação para a contratação de docentes para a educação básica. Desde a última quarta-feira (19), está aberta na página do Inep na internet a consulta pública que vai subsidiar a construção do exame, que ficará no ar por 45 dias.


Com a novidade, as prefeituras não precisariam realizar a própria prova de concurso público – o que é caro e exige avaliação de órgão especializado – para contratação. Será necessário apenas publicar um edital de concurso e usar a nota do exame para a seleção. A forma de utilização ficará a critério dos governos estaduais e municipais, que poderão decidir pela adesão da prova e utilizá-la como critério único ou como uma das fases de seu concurso.


A participação no exame é voluntária e os resultados somente poderão ser utilizados mediante autorização expressa do candidato.

O exame servirá, ainda, para oferecer diagnóstico dos conhecimentos, competências e habilidades dos futuros professores para subsidiar as políticas públicas de formação continuada e construir um indicador qualitativo que possa ser incorporado à avaliação da formação inicial de docentes.


Consulta Pública - As colaborações para a consulta pública devem ser feitas diretamente na internet a partir de um sistema que lista 16 temas centrais, cada um com uma série de tópicos relacionados às habilidades a serem demonstradas pelos candidatos. A lista foi elaborada com base em critérios do que seria um bom professor, apontados pela experiência internacional. Os itens são comuns a diversos sistemas educacionais de países com bons resultados como: Austrália, Canadá, Cingapura, Chile, Cuba, Estados Unidos e Inglaterra.

Poderão participar indivíduos ou instituições. Após o término da coleta de sugestões, a equipe técnica do Inep se reunirá com especialistas de cada área para elaborar uma matriz que norteará a elaboração de itens para o exame. Esse é o primeiro passo para a concretização da iniciativa.


Fonte: emquestao@planalto.gov.br

sexta-feira, 14 de maio de 2010

SINTEST MANDA OFÍCIOS DE AGRADECIMENTOS AOS VEREADORES


Ofício 080/2010


Serra Talhada, 13 de maio de 2010.

Senhor(a) Vereador(a),


O Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Serra Talhada – SINTEST – vem, por meio deste, apresentar agradecimentos pelo apoio que Vossa Senhoria concedeu aos Trabalhadores em educação do nosso município, quando da tramitação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério na Câmara de Vereadores, votando favorável em 1ª votação nas Emendas ao PCCR, consensuadas entre Vereadores e Trabalhadores em Educação.

È óbvio que sentimos sua ausência na 2ª votação e sofremos com ela, mas acreditamos que Vossa Senhoria mantém-se firme nos compromissos assumidos com os servidores da educação e, portanto, é um importante aliado dos trabalhadores.

O tempo que passamos em sua companhia debatendo o Plano de Cargos e Carreira e acompanhando a votação em cada Sessão, contribuiu imensamente para conhecermos seu perfil enquanto representante do povo serratalhadense e saiba: estamos muito honrados por termos vereadores de sua estipe como representante do povo.

Esperamos que a partir de agora, se possível, Vossa Senhoria faça movimentos junto ao Poder Executivo no sentido que o mesmo sancione o Projeto de Lei (PCCR), conforme aprovado pela Casa do Povo. Caso contrário, ou seja, se o Executivo vetar o projeto ou respectivas emendas, que representam um avanço na luta pela valorização do servidor da educação e consequentemente também na qualidade do ensino do nosso município, e que têm viabilidade financeira, Vossa Senhoria proceda com voto favorável à derrubada do veto. É neste espírito de mandato a serviço da sociedade que conseguiremos dar novos rumos a Serra Talhada e sua gente.

Desejamos- lhe muita sorte e sucesso!

Muito obrigado por tudo e conte conosco.



Atenciosamente,



Sinézio Rodrigues Alves
Presidente




Ilma. Vereadora
Sra. Peinha de Tião


Ilmo. Vereador
Sr. Marcio Oliveira

Ilma. Vereadora
Sra. Vera Gama








Ofício 081/2010





Serra Talhada, 13 de maio de 2010.



Senhores Vereadores,


O Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Serra Talhada – SINTEST – vem, por meio deste, apresentar agradecimentos pelo apoio que Vossa Senhoria concedeu aos Trabalhadores em Educação do nosso município, quando da tramitação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério na Câmara de Vereadores, votando favorável na 1ª e na 2ª votação nas Emendas ao PCCR, consensuadas entre Vereadores e Trabalhadores em Educação.

O tempo que passamos em sua companhia debatendo o Plano de Cargos e Carreira e acompanhando a votação em cada Sessão, contribuiu imensamente para conhecermos seu perfil enquanto representante do povo serratalhadense e saiba: estamos muito honrados por termos vereadores da sua estipe como representante do povo.

Esperamos que a partir de agora, se possível, Vossa Senhoria faça movimentos junto ao Poder Executivo no sentido que o mesmo sancione o Projeto de Lei (PCCR), conforme aprovado pela Casa do Povo. Caso contrário, ou seja, o Executivo vetar o projeto ou respectivas emendas, que representam um avanço na luta pela valorização do servidor da educação e consequentemente avanço na qualidade do ensino do nosso município e que têm viabilidade financeira, Vossa Senhoria proceda com voto favorável à derrubada do veto. É neste espírito de mandato a serviço da sociedade que conseguiremos dar novos rumos a Serra Talhada e sua gente.

Desejamos-lhe muita sorte e sucesso!

Muito obrigado por tudo e conte conosco.



Atenciosamente,

Sinézio Rodrigues Alves

Presidente



Ilmo. Vereador
Sr. Paulo Melo

Ilmo. Vereador
Sr. Ronaldo de Dja

Ilmo. Vereador
Sr. Zé Raimundo

Ilmo. Vereador
Sr. Zé Pereira

Ilmo. Vereador
Sr. Antonio Rodrigues

Ilmo. Vereador
Sr. Agenor de Melo

Ilmo. Vereador
Dr. Gilson Pereira






segunda-feira, 10 de maio de 2010

PCCR é aprovado na segunda votação


Em Sessão Extraordinária, na última sexta-feira, 07/05, os vereadores presentes: Zé Raimundo, Gilson Pereira, Agenor de Melo, Zé Pereira, Antonio Rodrigues, Ronaldo de Dja e o Presidente da Câmara Paulo Melo aprovaram, por unanimidade, o PCCR dos trabalhadores em Educação na 2ª votação.

A categoria, em grande parte, aposta na sanção do Projeto pelo prefeito Carlos Evandro já que o mesmo se diz comprometido com a educação. Entretanto, se o Projeto for vetado, os trabalhadores contam com o senso de justiça, firmeza  e independência demonstrados pelos vereadores para derrubar o veto.

Na supracitada sessão, foi marcante a ausência de três vereadores, no entanto, diante da posição assumida pelos mesmos na 1ª votação, não fica descartada a possibilidade que eles se mantenham coerentes no compromisso assumido com a categoria. É isso que todos esperam.

Agora é esperar para ver!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

PCCR APROVADO POR UNANIMIDADE EM SERRA


Ontem, na primeira votação do PCCR - Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério na Câmara Municipal de Serra Talhada, todos os dez vereadores votaram a favor dos Trabalhadores em Educação.

“No entanto não podemos ainda cantar vitorias, pois amanhã, 07 de maio teremos a segunda votação do projeto e das emendas apresentadas”, disse o presidente do SINTEST Sinézio Rodrigues. “Precisamos lotar o Plenário Câmara com os trabalhadores em educação”, complementou.

Por Nill Júnior em 06-05-2010, ás 09:05:26

Fonte: Site do Nill Júnior http://nilljunior.com.br/

quinta-feira, 6 de maio de 2010

NOTA OFICIAL DO SINTEST


A Direção do SINTEST ─ Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Serra Talhada ─ juntamente com todos trabalhadores em educação, manifesta publicamente o seu total apoio aos 10 (dez) Vereadores da Câmara Municipal de Serra Talhada, pelo voto favorável, em 1ª votação, às Emendas do PCCR – Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério. Emendas essas, frutos de reivindicação da categoria e consensuadas com os vereadores, que visam à valorização do servidor da Educação.


Esperamos que na 2ª votação, no dia 07 de maio, o Projeto de Lei do PCCR e as respectivas emendas obtenham novamente voto favorável dos 10 (dez) vereadores, confirmando a independência de nossos representantes e a sintonia dos mesmos com a classe trabalhadora e a sociedade em geral.

Educação de qualidade é direito de todos e fundamental para o desenvolvimento de um país, mas isto só irá acontecer quando os governos valorizarem os profissionais desta área. A Câmara de Vereadores de Serra Talhada dá um passo importante nesse sentido.

Parabéns Vereadores de Serra Talhada! Continuem firmes!

Os trabalhadores em educação agradecem.


Direção do SINTEST, 06 de maio de 2010.

PRIMEIRA VOTAÇÃO DO PCCR: "Uma sessão histórica"


Ontem, quarta-feira, 05/05/10, na Câmara Municipal de Vereadores, os trabalhadores em educação de Serra Talhada sentiram a esperança surgindo nos corações: os vereadores, por unânimidade, aprovaram em primeira votação o PCCR.

Amanhã, 07/05, às 19h, será a segunda votação. Estaremos lá para presenciar mais uma sessão histórica e aplaudir os representantes do povo ratificaram o compromisso que têm com os trabalhadores em educação e a sociedade como um todo.

Trabalhadores em educação, compareçam, todos juntos somos fortes!

quarta-feira, 5 de maio de 2010

GOVERNADOR CONSEGUE GARANTIA DE DEVOLUÇÃO DO DINHEIRO DO FUNDEB EM 48 HORAS

Eduardo Campos ao lado do Presidente da AMUPE, Antonio Dourado, se reúne com equipe econômica e da educação sobre Fundeb

O Governador Eduardo Campos anunciou que foi extremamente positiva a reunião com o Secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, o Ministro da Educação, Fernando Haddad, e da Fazenda, Pedro Mantega , em Brasília, que debateu o brusco corte feito em nove estados e prefeituras do dinheiro do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Atenção Básica). O Governador conseguiu a garantia de que o dinheiro seja devolvido aos cofres em até 48 horas, ou seja, até sexta-feira.


Pernambuco havia sido o Estado mais atingido com o corte. O Estado havia perdido R$ 71 milhões das contas do governo estadual e outros R$ 98 milhões dos municípios. Vários prefeitos sertanejos já comemoraram a notícia. "Valeu a luta", comemorou o iguaraciense Albérico Rocha (PR).


Por Nill Júnior em 05-05-2010-5-2010 s 15:05:01

CONVOCAÇÃO URGENTE




Dia 05 de maio de 2010 é um dia decisivo.

Estarão em pauta, nesta quarta-feira, 05 de maio, às 19h, na Câmara Municipal de Vereadores, para votação final as EMENDAS (frutos de um grande esforço do Sintest junto aos Vereadores) ao PCCR – Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério.

Precisamos da presença de todos os Trabalhadores em Educação na Câmara Municipal para a aprovação das Emendas. Caso contrário, sofreremos um grande golpe em nossos direitos.

Nós, Auxiliares de Serviços Gerais, Agentes Administrativos e Professores vamos aceitar que retirem nossos direitos? NÃO! Então, participe!!! Compareça!!! Veja como votará cada um dos Vereadores.

Se você trabalha em escola do estado à noite, coloque um substituto! Se mora na zona rural, venha e durma na cidade, mas compareça!

IMPORTANTE: Devemos chegar à Câmara às 19h e ficarmos até o final da Sessão, pois a votação ocorrerá justamente no final.

VISTA A CAMISA DO SINTEST E VAMOS MOSTRAR A FORÇA DESSE SINDICATO!

Serra Talhada, 05 de maio de 2010.

Direção do SINTEST - Todos Juntos Somos Fortes!!!